A partir de um ano de idade, as crianças começan a curtir ainda mais os novos aprendizados e nada mais bacana pros pais do que ajudá-los a descobrir o prazer de ser criança. O presente é indispensável, mas acredite, passar momentos de pura diversão com eles, é repensar um pouco no tipo de educação, atenção e mesmo carinho que estamos oferecendo.
Pensando nisso, deixo uma excelente indicação para as mães e pais: o livro "A linguagem da empatia", (Ed. Summus, R$ 29,90). Nele, a autora Dina Azrak descreve como lidar com as diferentes fases da criança, tudo baseado num diálogo de confiança e amor.
Veja algumas dicas para testar essa linguagem no seu dia a dia:
• Ouça seu filho com toda a atenção. Falar para um pai desatento é desencorajador. Muitas vezes, a criança só precisa de um silêncio acolhedor.
• Compreenda os sentimentos do seu filho. Em vez de fazer perguntas e oferecer conselhos que julgam, reconheça o que ele está sentindo com uma palavra. Pode ser um “Oh”, “Hum”, “Sei”.
• Dê nome aos sentimentos da criança. É confortante para ela saber que alguém reconheceu o que está vivenciando: “Isso deve deixar você com raiva mesmo”.
• Realize os desejos da criança brincando com a fantasia. Se não puder atender aos desejos do seu filho, não explique com tanta lógica: “Qual super-herói você gostaria de ser para nos tirar desse trânsito?”
• Não ameace seu filho, explique, acrescente uma informação. Ao surpreender o filho de 4 anos escrevendo na parede, diga com voz firme: “As paredes não forma feitas para escrever. O papel, sim!”. Se você tivesse o ameaçado, a criança entenderia como um desafio, ficaria mais ansiosa e faria novamente.
• Ponha-se no lugar do seu filho. Quando você inverte os papéis, consegue entender a reação da criança e fica mais fácil, conversar e resolver.
• Use a criatividade para resolver as confusões do dia a dia com seus filhos. Uma boa dica é escrever um bilhete. Essa ideia serviu direitinho para um casal que gostaria de dormir um pouco mais aos domingos, mas era impossível porque as crianças corriam para o quarto assim que acordavam. Uma manhã, eles encontraram um cartaz na porta: FAROL VERMELHO – PAPAI E MAMÃE DORMINDO. As crianças atenderam ao pedido e voltaram mais tarde. O cartaz, então, dizia: FAROL VERDE – QUEREMOS BEIJINHOS DE BOM DIA!*
*Revista Crescer http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI130799-15151,00.html
3 comentários:
Boa dica para todas as mamães!
=)
ih gostei hein... devia fazer um post sobre o tipo de presente idela pra cda idade de criança... brinqedos educativos! \o/
amiga adorei as dicas...
Pra mim que sou mamãe e apaixonada por essa profissão...rs fico só de olho aprendendo...
Bjokas
Postar um comentário